segunda-feira, 26 de abril de 2021

Produção poética de 2017

 



As capas dos 4 livros, com o número de poemas e de tercetos, com a Poesia escrita em 2017, publicados em 2017, 2018 e 2021, acrescentando as Notas do Autor do último livro.


...........................................................


Notas do Autor

 

 

Decidira o autor, em Junho de 2017, publicar os poemas do primeiro trimestre desse ano com o título Poemas em tercetos simétricos, diarísticos (Janeiro a Março, 2017). No início de 2018, decidira publicar o volume correspondente ao segundo trimestre, com o mesmo título genérico mas acrescentando-lhe Livro II. Já neste ano de 2021, publicara, relativo ao terceiro trimestre, o correspondente Livro III.

 

Este livro, correspondente ao quarto trimestre de 2017, é, assim, o Livro IV desta colecção de Poemas em tercetos simétricos, diarísticos.

 

O primeiro livro desta série de Tercetos, de 2017, é constituído por 96 poemas com 253 tercetos simétricos, o segundo, o Livro II, por 114 com 301 tercetos e sendo o Livro III constituído por  141 poemas com 370 tercetos. Este Livro IV contem 85 poemas com um total de 241 tercetos.

 

No total, durante o ano de 2017, a produção poética traduziu-se em 1165 tercetos num conjunto de 436 poemas (em média, quase 2.7 tercetos por poema e 1.2 poemas por dia).

 

Todos os poemas estão integralmente escritos em tercetos simétricos (o segundo verso como eixo de uma simetria visual, geométrica), constituindo como que um exercício rigoroso de manuseamento de palavras, sem translineação, encaixando-se como se em jogos de ideias definindo poemas.

 

A adopção de tercetos assim geometricamente definidos (com base no tipo de letra adoptado), o primeiro e o terceiro versos rimando muitas vezes, vem na sequência de experiências anteriores com o haiku, embora aqui essa designação não tenha sido adoptada, em particular por questões de rigor métrico.

 

Se unidas, as extremidades dos três versos definem triângulos isósceles, incluindo os equiláteros, com o simbolismo que se queira imaginar.

 

Não se quis excluir nenhum poema do período respectivo, querendo o autor dar a exacta medida da produção havida. Também não se quis introduzir nenhuma alteração significativa nos respectivos poemas, mantendo, assim, a essência e o contexto temporal em que apareceram, associados ao olhar quotidiano do autor, tentando passar, muitas vezes, de um simples pormenor para uma visão mais global, integradora de experiências de vida interiorizadas.

 

Dos 85 poemas que constituem este volume, 15 já antes haviam sido publicados em três livros temáticos do autor, estando devidamente referenciados através de um índice.

 

Diversos poemas foram sendo publicados no blog de Poesia do autor, Traçados sobre nós, iniciado em  10 de Novembro  de 2011 e que se mantém até hoje, com uma janela aberta para o Facebook, sentindo e respirando outros ares.

 

Exceptuando os dois primeiros livros, de 2010 e de 2011, é também do autor todo o trabalho de elaboração deste Livro IV de Tercetos simétricos, excepto o acto de impressão. Assim, todas as falhas são da sua responsabilidade. Se algum mérito houver, será fruto dos caminhos, diversos, alguns longos, pelo autor percorridos. Juiz, o leitor!

 

Aqui chegado, olhando o tempo, este o décimo primeiro ano de Poesia publicada, de ser Aprendiz de Poeta, aprendiz eterno dos homens, dos caminhos, da Vida.

 

Este é o vigésimo oitavo livro de Poesia e o quarto publicado em 2021. Gostaria o autor, ao longo deste ano, de publicar outros, diversos, ousando no caminho, deixando registada em livros a sua escrita diarística ao longo destes dez ou onze anos, assim organizados:

 

a)      três livros, também em tercetos simétricos, relativos aos três últimos trimestres de 2018 (o do primeiro trimestre já publicado, em 2019);

b)     três livros, igualmente em tercetos simétricos, relativos aos três últimos trimestres de 2019 (o do primeiro trimestre já publicado, em 2019);

c)      um livro com os poemas escritos em 2020, também em tercetos simétricos e ainda não publicados;

d)     um livro com os poemas anteriores a 2012 e ainda não publicados;

e)      quatro outros livros, temáticos, com selecção de poemas: um com referências  à sua origem nordestina, a pedra moldando o destino; outro relativo a Évora e ao Alentejo, terra de adopção; outro com poemas tocando temas científicos; e um quarto com poemas envolvendo algum simbolismo esotérico.

 

Seria, assim, neste ano de 2021, como que uma simbólica comemoração dos setenta  anos de vida do autor, ele que nunca comemorou festivamente o seu aniversário, depois de uma vida dedicada a fórmulas e a números, a computadores (hardware e software), ao ensino e à investigação, com traços nestas áreas reconhecidos nacional e internacionalmente, acrescentando-lhe agora este novo caminho, inesperado, tardego, da Poesia.

 

Com uma centena de trabalhos científicos publicados, em Portugal e no estrangeiro, em português, francês e inglês, com milhares e milhares de linhas de código de computadores escritas, com este Livro IV o número de poemas diferentes publicados (em livros) ultrapassa já os 2.710.

 

De números deverá saber o autor, referindo, talvez por isso, tantos! Pela quantidade, e por assim cruamente a referir, que seja perdoado. Da qualidade dos poemas saberá o leitor.

 

 

José Rodrigues Dias, 2021 / Abril


...........................................................


Jrd, 2021-04-26


Facebook:


https://www.facebook.com/jose.rodriguesdias/


Sem comentários:

Enviar um comentário