terça-feira, 18 de agosto de 2020

O "Livro três" do Diário Poético (2012 - 2016)

 


Notas do Autor

 

O terceiro volume, este Livro três, do Diário Poético que o autor decidiu publicar, por semestres,  contemplando o período de 2012 a 2016, inclusive, num total de dez volumes.

 

O Livro um, publicado em 2018, é constituído por um conjunto de 154 poemas e o Livro dois, recentemente publicado, é composto por 156, um número praticamente igual ao do Livro um, os poemas apresentados por ordem cronológica.

 

Este Livro três, o décimo nono do autor, é constituído por 173 poemas, um número um pouco superior ao dos dois livros anteriores.

 

Dos 173 poemas (digamos que, em média, um poema por dia ao longo do semestre), 54 já antes haviam sido publicados, repartidos por seis livros temáticos, estando estes devidamente referenciados através de um índice. Não se pretendeu introduzir qualquer alteração, salvo algum pequeno pormenor, nos poemas já publicados.

 

 

Escritos há uns sete anos, os poemas ainda não publicados em livro foram agora aqui revistos, não tendo sido, porém, alterados na sua essência, sofrendo apenas uma ou outra pequena modificação. Quis o autor mantê-los como nasceram, no seu próprio contexto. Por outro lado, não foi excluído, tal como nos livros anteriores desta e de outras séries, qualquer poema encontrado, ficando, assim, o olhar integral do autor no período respectivo. Contudo, é possível que algum poema, por não encontrado, tenha sido omitido.

 

Habituado a números, dir-se-á que nestes três primeiros volumes deste Diário Poético (2012–2016) se encontra um conjunto de 483 poemas.

 

Também aqui, o contexto deste Livro três é de um tempo difícil, de crise grave, política e económica, a nível nacional e internacional, disso dando conta muitos poemas.

 

Como o anterior, é também este Livro três publicado num tempo deveras crítico, num contexto de pandemia avassaladora, por via da Covid-19. É neste contexto que a dedicatória tem, para o autor, nesta precisa data, um significado muito particular.

 

 

Muitos dos poemas foram sendo publicados no blog de Poesia do autor, Traçados sobre nós, iniciado em 10 de Novembro de 2011.

 

Tal como em todos os outros livros publicados, exceptuando os dois primeiros, de 2010 e de 2011, é do autor todo o trabalho, excepto o acto de impressão. Assim, todas as falhas são da sua responsabilidade. Se algum mérito houver, é fruto da vida, a vida nos caminhos pelo autor percorridos. Juiz, o leitor!

 

Este Livro três é o quinto publicado em 2020. Gostaria o autor de publicar bastantes mais, fruto da sua escrita diarística, estando já globalmente organizados.

 

Seria, neste ano de 2020, como que uma simbólica comemoração dos dez anos de actividade literária publicada em livro, o primeiro em 2010, depois de uma vida dedicada a fórmulas e a números, a computadores (hardware e software), ao ensino e à investigação, com traços nestas áreas reconhecidos nacional e internacionalmente.

 

José Rodrigues Dias, 2020-07-09


* * * 


Jrd, 2020-08-18


Sem comentários:

Enviar um comentário