quarta-feira, 16 de junho de 2021

Gosto de pedras

 



Um dos poemas escritos no dia 16 de Junho, hoje este de 2015.  


* * * 


Gosto de pedras


Gosto de pedras,

amanho-as,

moldo-as

em tamanho e feitio

a meu próprio jeito,


faço delas papel perene

e nelas desenho as letras 

(do tipo itálico e negrito 

quando a coisa é solene),


tudo isso faço a cinzel 

e a luz e a fogo

e faço-o o tempo todo,


faço de pedras

palavras

e delas os livros,

faço também caminhos,

casas de homens,

colunas, templos divinos…


Das pedras, bem sortida,

gosto de fazer

uma boa sopa de pedra


que, depois, à noite, saboreando-a,

à mesa posta, me faz sorrir

em luz mui tranquila de harmonia…


As pedras ninguém as leva,

quem as carregaria 

pesadas assim

de símbolos de mim,

quem de mim as levaria?...


E levar as minhas pedras para onde,

por que alguém as quereria

se nelas de concreto nada se esconde?!...


2015-06-16


in José Rodrigues Dias, Fiat Lux (no ano da Luz), 90 pp, 2015.


* * *


Jrd, 2021-06-16


Facebook:



Sem comentários:

Enviar um comentário