domingo, 14 de março de 2021

Dia do Pi e Dia Internacional da Matemática

 


Dia do Pi e Dia Internacional da Matemática


Hoje, 14 de Março, comemora-se o Dia do Pi, instituído em 1988, nos Estados Unidos e, desde 2019, aprovado pela UNESCO, o Dia Internacional da Matemática.

Curiosamente, neste dia nasceu Albert Einstein, em 1879, e morreu Stephen Hawking, em 2018, dois brilhantes matemáticos e físicos.

Hoje é o Dia do Pi porque é 3/14 (Março/14, formato americano) e o valor de Pi é 3,14...

O Pi é a razão constante entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro.

É um dos números mágicos, simbólicos, iluminando muitos caminhos, encobrindo mistérios, desafiando deuses... Tal como o são o “e” e o “Phi” (este último aparecendo nos meus livros de Poesia, exceptuando nos dois primeiros).

Em 1980, quase uma dezena de anos antes do Pi ter o seu dia, passava eu muitos dias à sua volta, namorando-o (ao mesmo tempo que ao "e") em jogos de encontros e desencontros probabilísticos, usando um mini-computador dos primeiros... Um computador com 8 K ou 16 K... Tanto que com ele se fazia...

Desse labor nasceu uma das minhas primeiras publicações, um pequeno livro, cuja capa apresento, como lembrança. Está, em particular, na Biblioteca Nacional.

Tem a particularidade de ter iniciado a série "Ciências Exactas" das "Publicações Universidade de Évora", com a respectiva "Pomba", e a cor azul das Ciências Exactas.

Elementos quase históricos que hoje recordo...

 

Jrd, 2021-03-14

 

 Facebook


https://www.facebook.com/jose.rodriguesdias/


Sem comentários:

Enviar um comentário