segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Caminho

 



O primeiro livro de Poesia, quase a fazer 10 anos!


O segundo poema do livro.

Caminho


Na Filosofia,

Na Psicologia, 

Na análise critica

Por Mestres cedo ensinada, 

Bem assimilada,

Encontrei o prazer da reflexão,

O eu questionando:

Estando eu à janela, 

Poderei eu observar

Na rua o eu a passar?

Foi por aí que comecei,

Divagando!


Foi por aí, pela interrogação,

Que jovem me iniciei.


Na Engenharia,

Na Matemática, 

Na Informática,

Ao sol e com a lua

Estudando, 

Encontrei velhos problemas

E deram-me sabidas soluções;

Depois, com deleite investigando,

Criticamente analisando

Velhos e novos problemas,

Novas soluções encontrei, 

Mesmo soluções certas não existindo,

Apenas certas aproximações inferindo.


Foi por aqui que adulto continuei.

Com a Filosofia,

Com as Ciências,

Vivendo a vida,

O Ser intuindo,

É agora na Poesia

Que sinto encontrar,

Curiosamente,

Finalmente,

As perguntas sem resposta

Do Início e do Fim,

Do Mundo e da Vida

A iniciar e a findar, 

As perguntas essenciais

Sem resposta receber,

Sem resposta fornecer,

Por não haver!

Eis os antigos Mistérios

Perenes a permanecer!


É na Poesia 

Que as perguntas 

Essenciais,

Simples,

Vitais,

Ficam sem resposta!


É na Poesia!


Ou talvez não seja:

Talvez a Poesia seja 

A síntese sublime do Ser

De todas as perguntas

E de todas as respostas

De cada um ser e de se ser!

Talvez a Poesia

Seja 

A síntese do Ser! 


Este é o caminho!



in José Rodrigues Dias, Braços Abraçados, Tartaruga Editora, 82 pp, 2010.


* * * 


Jrd, 2020-10-26


Sem comentários:

Enviar um comentário