quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Novo livro, o "Livro cinco" do Diário Poético (2012 - 2016)

 




Notas do Autor

 

 

Este o Livro cinco, o quinto, do Diário Poético que o autor decidiu publicar, por semestres,  contemplando o período de 2012 a 2016, inclusive, num total de dez volumes.

 

O Livro um, constituído por 154 poemas, foi publicado em 2018. Os outros quatro, até ao momento, em 2020. O Livro dois inclui 156 poemas, o Livro três, 173, o Livro quatro,  179 e este Livro cinco inclui 168, todos os poemas apresentados por ordem cronológica, num total de 830 poemas nestes primeiros cinco volumes (em média, um pouco mais de nove poemas em cada dez dias).

 

Este Livro cinco é o vigésimo primeiro livro de Poesia do autor.

 

Dos 168 poemas que constituem este volume, 79 já antes haviam sido publicados, repartidos por seis livros temáticos do autor e um integrado numa colectânea da APE (Associação Portuguesa de Escritores), estando devidamente referenciados através de um índice.

  

Não se pretendeu introduzir nos poemas já publicados qualquer alteração, salvo algum pequeno pormenor.

 

Escritos há uns seis anos, os poemas ainda não publicados em livro foram agora aqui revistos, não tendo sido, porém, alterados na sua essência, sofrendo apenas uma ou outra pequena modificação. Quis o autor mantê-los como nasceram, no seu próprio contexto. Por outro lado, não foi excluído, tal como nos livros anteriores desta e de outras séries, qualquer poema encontrado, ficando, assim, o olhar integral do autor no período respectivo. Contudo, é possível que algum poema, por não encontrado, tenha sido omitido.

 

Os poemas deste Livro cinco, disso dando conta alguns deles, foram escritos num tempo ainda de crise, política e económica, a nível nacional e internacional.

 

Como em outros livros anteriores, de 2020, é também este publicado num tempo difícil, o  da pandemia Covid-19, talvez agora já em início de segunda vaga.

 

Diversos poemas foram sendo publicados no blog de Poesia do autor, Traçados sobre nós, iniciado em  10 de Novembro de 2011 e que se mantém até hoje, dia a dia, com uma janela aberta para o Facebook.

 

Exceptuando os dois primeiros livros, de 2010 e de 2011, é também do autor todo o trabalho de elaboração deste Livro cinco, excepto o acto de impressão. Assim, todas as falhas são da sua responsabilidade. Se algum mérito houver, será fruto dos caminhos, diversos, alguns longos, pelo autor percorridos. Juiz, o leitor!

 

Este Livro cinco é o sétimo publicado em 2020. Gostaria o autor de publicar outros, diversos, resultado da sua escrita diarística ao longo destes dez anos, estando já globalmente organizados.

 

Seria, assim, neste ano de 2020, como que uma simbólica comemoração dos dez anos de actividade literária publicada em livro, depois de uma vida dedicada a fórmulas e a números, a computadores (hardware e software), ao ensino e à investigação, com traços nestas áreas reconhecidos nacional e internacionalmente.

 

José Rodrigues Dias, 2020-09-12


* * *


Jrd, 2020-10-21



Sem comentários:

Enviar um comentário