terça-feira, 30 de junho de 2020

O Livro dois do Diário Poético (2012 - 2016)




Notas do Autor


O segundo volume, este Livro dois, do Diário Poético que o autor decidiu publicar, por semestres,  contemplando o período de 2012 a 2016, inclusive, num total de dez volumes.

O Livro um, publicado em 2018, é constituído por um conjunto de 154 poemas, sendo o décimo livro de Poesia do autor.

Este Livro dois é composto por 156 poemas, um número praticamente igual ao do Livro um, apresentados também por ordem cronológica.

Entre estes dois primeiros volumes deste Diário Poético (2012-2016), foram publicados sete outros livros, uns de índole diarística, iniciando séries, outros organizados por temas. Assim, por publicar, muitos outros livros.

Neste volume, como no anterior, há poemas que já haviam sido publicados em outros livros. Deles se dá conta através de um índice referenciando a respectiva obra onde primeiro viram a luz.

O contexto deste Livro dois é de um tempo difícil, de crise política e económica graves, quer a nível nacional, quer internacional. Muitos poemas disso dão conta.

Curiosamente, é publicado num tempo também deveras crítico, num contexto de pandemia avassaladora, por via do Covid-19. O último poema (Outro futuro), que o autor decidiu colocar na contracapa, poderia ser pensado e escrito, em termos genéricos, nos dias de hoje.

Muitos dos poemas, aqui revistos, foram sendo publicados no blog de Poesia do autor Traçados sobre nós, iniciado em 10 de Novembro de 2011.

Os poemas que já haviam aparecido em outros livros não foram aqui modificados (salvo, eventualmente, algum pequeno pormenor).

Tal como em todos os outros livros publicados, exceptuando os dois primeiros, de 2010 e de 2011, é do autor todo o trabalho, excepto o acto de impressão. Assim, todas as falhas são da sua responsabilidade. Se algum mérito houver, é fruto da vida, dos caminhos pelo autor percorridos. Juiz, o Leitor o dirá.

Este Livro dois é o quarto livro publicado em 2020. Gostaria o autor de publicar bastantes mais, fruto da sua escrita diarística, estando já globalmente organizados.

Seria, neste ano de 2020, como que uma simbólica comemoração dos dez anos de actividade literária publicada, o primeiro livro de 2010, depois de uma vida dedicada a fórmulas e números, a computadores (hardware e software), ao ensino e à investigação, com traços nestas áreas reconhecidos nacional e internacionalmente.


José Rodrigues Dias, 2020-06-14


* * * 

Jrd, 2020-06-30

Sem comentários:

Enviar um comentário