sábado, 12 de setembro de 2020

Palavras, um raminho de coentros

 


Escrito há sete anos, precisamente neste dia,
incluído neste vigésimo livro de poesia.


Palavras, um raminho de coentros

 

 

Minhas são as palavras

que longamente aprendi

uma a uma

pelos caminhos por onde andei

entre cores e sombras

e luz e penumbras

e que guardei

como as pedras do poeta

para o seu castelo.

 

Não as vendo

nem as dou

porque elas são

o que sou

e livre

eu não me vendo

nem me dou…

 

Mas tu, meu Amigo,

se nelas sentires algum encanto

no seu tom já amadurecido

mas com sinais de um prado

ainda verde

que a vida vai regando,

 

se tu sentires algum encanto e odor

como num raminho de coentros

inteiro ou cortado mui miudinho

adornando um prato teu preferido,

 

então, aí as tens tu,

todas, inteiras, sãs,

as minhas palavras

em fraterna partilha…

 

2013-09-12


in José Rodrigues Dias, Diário Poético (2012 - 2016), Livro quatro, 4/10 (Julho a Dezembro de 2013), 276 pp, 2020.


* * * 


Jrd, 2020-09-12

Sem comentários:

Enviar um comentário